Separação consciente

June 8, 2020

Há algum tempo, observo nova tendência entre os coachees com os quais passei a conviver. Buscam apoio para elaborar o conflito de estar vivendo o processo de fim de relacionamento.

 

Eu, que vinha trabalhando na direção de levar as pessoas a liberar bloqueios internos para a manifestação do amor, surpreendi-me tendo de abordar, cada vez com mais frequência, o desamor. Num misto de desconforto e incerteza, relutei contra essa nova demanda. Logo me prontifiquei a aprofundar no tema e, aos poucos, compreendi vários aspectos da separação. 

 

A cada dia, separação se torna algo mais natural e corriqueiro. Estudos mostram que, nos últimos trinta anos, os relacionamentos transformaram-se muito mais do que nos três últimos séculos. O propósito principal dos relacionamentos era constituir família, criar filhos e acumular patrimônio. Atualmente, trata-se de uma parceria espiritual, na qual se valorizam mais o crescimento e a evolução do casal.

 

Prevê-se que as pessoas, ao longo de sua vida, tenham dois ou três relacionamentos consolidados; logo passarão por pelo menos dois processos de separação. Via de regra, o processo é conflituoso: brigas por custódia de filhos, pensões alimentícias e partilhas de bens. Em se tratando de comportamento da sociedade, a separação pode ser considerada um processo novo para nós. Ainda não temos muitos bons modelos de como efetivar a separação de uma maneira civilizada.

 

Estudando o tema, concluí que o fim de um relacionamento não significa desamor. Orientado por essa conclusão, decidi criar um programa que pudesse auxiliar as pessoas a viver esse processo não como um fim, mas como recomeço de uma jornada. Lancei-me ao desafio: como vivenciar a separação de forma totalmente consciente? Como evitar transformar o “amor da vida” no “ódio da vida”? Como compreender que, embora a separação sugira fim, ele não ocorre, e o que ocorre é uma transformação de um relacionamento?

 

Estudei, analisei experiências, li poemas, ouvi canções e cheguei a uma proposta de programa que tem este livro como parte. Certamente a proposta auxiliará os interessados a entender suas emoções e a se prepararem para um recomeço com significado verdadeiro.

 

Adailton Soares

 

 

Please reload

Featured Posts

NO MEIO DA RUA (João Gabriel Furbino)

February 20, 2015

1/1
Please reload

Recent Posts

July 31, 2020

June 8, 2020

July 5, 2019

June 10, 2019

May 28, 2019

Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic

FOLLOW US:

BENVINDA EDITORA

 

Rua Alvarenga Peixoto, 295 Sala 13- Lourdes

  Belo Horizonte (MG) CEP 30180-120

(31) 99311.2766

contato@benvindaeditora.com

  • s-facebook
  • Twitter Metallic

© 2013 by BUSINESS WORLDWIDE SOLUTIONS. Proudly created with Wix.com