top of page

Livro COMPETÊNCIAS: MÉTODO APP Como transformar comportamento humano em números

No dia 11 de agosto/14, foi lançado, na LIVRARIA LEITURA (Pátio Savassi - BH), este livro da Professora Maria Lúcia Rodrigues (Benvinda Editora)

Seguidores da Benvinda, amigos e clientes da Professora Maria Lúcia estiveram presentes, prestigiando o evento. Ao adquirirem o livro, estavam certos de que adquiriam uma obra que é fruto de trabalho de muita competentência.

A autora é doutora em Administração (FUMEC); mestre em Administração (FCPL); e graduada em Psicologia (UFMG), com especialização em psicologia organizacional.

Trabalhou em entidades como SEBRAE, Embraer FIEMG, Mendes Júnior Engenharia e Minas Brasil Seguros na área de Recursos Humanos. Foi Diretora dos cursos de pós-graduação da Faculdade Pitágoras. E, como Consultora, vem atuando nas áreas de Educação Corporativa e RH, tendo prestado consultorias em empresas de pequeno, médio e grande porte com todos os subsistemas de RH, em especial programas de treinamento na área de Gestão de Pessoas. Ministra disciplinas de Gestão de Pessoas nos cursos de MBA da FGV há dez anos e já foi docente da PUC Minas e IBMEC.

Na introdução de seu livro, a Professora Maria Lúcia apresenta:

"A gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido transformações nestes últimos anos. O impacto de inúmeras variáveis nos negócios das organizações, como a evolução tecnológica, a globalização, a qualidade dos produtos e a produtividade, tem conduzido as empresas a reconhecerem que a sua principal vantagem competitiva são as pessoas.

Em contrapartida, quase tudo de que a sociedade necessita é produzido pelas empresas. Vivemos em uma sociedade de organizações, pois nelas nascemos, aprendemos, trabalhamos e dentro delas passamos boa parte de nossas vidas.

Contudo, são as pessoas que mantêm, conservam, geram e fortalecem as inovações e o futuro das empresas. São elas também que lideram, vendem, motivam, comunicam e fazem negócios. É sabido, portanto, que a maneira pela qual as pessoas respondem ao que delas se espera está diretamente ligada à maneira como são tratadas e consideradas.

Para que as organizações alcancem seus objetivos, é preciso canalizar os esforços dos profissionais para que eles também alcancem suas metas individuais e ambos compartilhem uma relação sinérgica.

Estamos convictos de que, para alcançarmos um real comprometimento das pessoas com os processos em que as empresas ou instituições estejam engajadas, precisaremos transformá-las em um meio para realizar seus sonhos.

Dessa forma, ao identificarmos interesses, habilidades e potencialidades das pessoas, poderemos orientá-las em relação a carreiras e a oportunidades de trabalho, favorecendo seu desempenho e potencialidades e, ato contínuo, contribuir para o desenvolvimento produtivo da comunidade empresarial.

O profissional brasileiro apresenta características peculiares em sua forma de relacionar, liderar, gerenciar, formar e desenvolver pessoas. A diversidade de raças disseminada em nosso país permitiu-nos agregar informações de grande parte de outras culturas, proporcionando-nos um valor diferenciado como profissionais pela facilidade em lidar com diferenças e aceitar mudanças.

Pautada nessas crenças, venho trabalhando há mais de vinte anos com um diagnóstico para avaliação do potencial e do perfil de profissionais: a Avaliação de Potencial e Perfil (APP®), inventário que contempla vinte competências do profissional em seu ambiente de trabalho bem como revela suas características comportamentais.

A partir dos resultados mapeados nessa pesquisa-diagnóstico, é possível identificar posturas específicas do profissional brasileiro que poderão ser úteis na definição de uma carreira ou profissão.

Sempre fui apaixonada por desvendar o mistério do comportamento humano e, por isso, optei pelo curso de psicologia, mas, ao longo dos anos, trabalhando na área, concluí que o privilégio de ter adquirido esses conhecimentos não poderia estar ficar restrito aos profissionais da área da psicologia. Na verdade, o principal interessado no entendimento do perfil de seus colaboradores deve ser o líder. É o gestor que lida — que precisa lidar diariamente — com todas as controvérsias e idiossincrasias do comportamento humano, apesar de desconhecer quase todos os procedimentos que poderiam facilitar-lhe a compreensão do perfil de sua equipe. Por isso, acredito tanto nestes inventários de análise de perfil. Qualquer profissional que se interesse em entender de pessoas será capaz de apreender seus conceitos com fluidez e agilidade. Trata-se um conhecimento oriundo do mundo corporativo e quem atua nesse segmento identificará de imediato todos os perfis analisados. Portanto, o APP® é também um inventário para “não psicólogos”.

Atendendo à solicitação de alguns clientes e alunos, inseri, no capítulo 5, as principais tendências que observei, nesta pesquisa, sobre o estilo de comportamento apresentado pelo profissional brasileiro em relação a cada competência. Incluí também algumas dicas que poderão ser úteis para promover a compreensão quanto à razão de certos comportamentos e elevar o nível de satisfação do profissional. Também enfatizei uma técnica que aprendi na área de Qualidade intitulada “Técnica dos 5 porquês”, por considerá-la muito oportuna na compreensão do comportamento humano. Acredito que, antes de rotularmos pessoas, temos que rastrear o seu processo e compreender o real motivo de seu comportamento. É importante procurar entender por que as pessoas estão agindo desta ou daquela forma. É preciso perguntar-se: por que elas adotam este ou aquele comportamento? Por que não conseguem mudar de atitude? Por quê? Por quê? Por quê? Geralmente no terceiro “por que”, já é possível descobrir o verdadeiro motivo que está estimulando as pessoas a exibirem determinado comportamento.

Contudo, não basta somente identificar comportamentos. É preciso rastrear o processo e encontrar a essência do problema. Como sempre digo, o comportamento humano é um processo oriundo de uma série de gravações familiares e educacionais que irão impactar nosso desempenho pessoal e profissional. É preciso compreendê-los para promover qualquer tipo de mudança.

Além disso, proponho que se pratique a “teoria do auto”, que foi criada por mim. À medida que fui adquirindo maturidade profissional, descobri que ninguém muda ninguém. A única forma de estabelecermos mudanças comportamentais é praticando a “teoria do auto”: autoconhecimento, autodesenvolvimento, autoestima, autoconfiança, autodisciplina, automotivação, “autofeedback” etc., pois a verdadeira mudança ocorre de dentro para fora. Somente depois de se aceitar, uma pessoa é capaz de estabelecer para si mudanças e melhorias. E – isso, se quiser!

Portanto, se as pessoas realmente desejam melhorias, devem buscar o autoconhecimento por meio de um Programa de COACH. Faça um bom curso na área, sem modismos ou apelos comerciais, mas um que seja realmente eficaz. É importante submeter-se a um programa de COCAH para descobrir os reais motivos de suas características comportamentais. O profissional precisa aceitar-se mudando apenas o aquilo que realmente acredita que será para o seu bem, sem violência ou sabotagem. Ele deve dar o melhor de si em tudo o que estiver fazendo, pois – independentemente do seu contexto —, deve fazer o seu melhor.

Um bom profissional constrói no seu entorno e colhe os frutos de seu trabalho. Esta é uma lei da natureza: dê o seu melhor e o mundo irá recompensá-lo." s

Se você é profissional da área, se você tem interesse pelo assunto, se você gosta de uma boa leitura que abre horizontes, adquira seu exemplar.

Você pode adquiri-lo diretamente com o distribuidor Benvinda Editora ( Cel: 31 9959 5423), pelos emails: contato@benvindaeditora.com / augustoborges@yahoo.com.br ou nas principais livarias de Belo Horizonte


bottom of page