FOLLOW US:

BENVINDA EDITORA

 

Rua Alvarenga Peixoto, 295 Sala 13- Lourdes

  Belo Horizonte (MG) CEP 30180-120

(31) 99311.2766

contato@benvindaeditora.com

  • s-facebook
  • Twitter Metallic

© 2013 by BUSINESS WORLDWIDE SOLUTIONS. Proudly created with Wix.com
 

Ô FIM DO CEM, FIM... e Ronaldo Fraga

December 19, 2014

O ENCONTRO DE DOIS MESTRES GENUÍNOS DESTE PAÍS: RONALDO E PAULO

Publicado em 31 de outubro de 2012

 

 

Nós, deste blog, somos fãs assumidas de Ronaldo Fraga! Não à toa…

 

Ronaldo é dos poucos criadores de Moda (M maiúsculo) deste país nos dias de hoje que sabe traduzir o Brasil com sensibilidade e sem tropeçar na obviedade. Qualquer tema vira poesia em suas mãos. Um de seus grandes diferenciais é reconhecer o poder e a beleza naquilo que é singelo, naquilo que é simples e naquilo em que ninguém (ou muito poucos) se importaria em falar a respeito. São os “Josés” e “Marias” do Brasil, o Rio São Francisco, as casinhas de barro, o Sertão, os artesãos, nossos artistas anônimos…

 

Deve ser por isso que o trabalho de Ronaldo toca a gente. Ele é carregado de verdade e sentimento. Ronaldo vai além da Moda. E este deveria ser o papel primordial da Moda, porém, no meio do caminho ela se perdeu, embriagada pelas frivolidades das aparências e das formas apenas pelas formas, que também são importantes, mas são o acessório e não o fundamento. Sacaram?…

 

E o que vemos hoje em dia? Coleções facilmente descartáveis, sem sentimento, que nada somam ou enriquecem. Sim, é claro que todos precisam ganhar dinheiro. É claro que a Moda também é business. Mas ela é business multiplicado e a longo prazo se for porta-voz, tiver conteúdo, além de ser sensível e bela. Aprendam isso, crianças… e os adultos também…

 

Só assim a Moda brasileira vai além, faz-se internacional“A Moda brasileira só pode ser internacional se for legítima”, um doce para quem lembrar o nome da *dama da Moda brasileira, autora desta frase dita em 1971…

 

E sabem qual foi a inspiração para o inverno 2013 de Ronaldo Fraga, desfilado ontem, na São Paulo Fashion Week?…

 

Mestre Paulo Marques de Oliveira, um artista de 85 anos, do paupérrimo Vale do Jequitinhonha. Não frequentou a escola, autodidata, aprendeu a ler e escrever sozinho e, ao longo de sua vida, alimentou um caderninho com desenhos e histórias instigantes dos mais diversos assuntos, sobre o que viu, ouviu e aprendeu. Uma espécie de cahyer de voyages da grande viagem que é a própria vida vivida. Temas como astronomia, culinária, matemática e o que mais você quiser saber. Tudo isso foi reunido e publicado em um livro intitulado “Ô fim do cem, fim”…

 

Paulo afirma: “Quem ler este livro; não ficam arrepindido… porque é um livro que intende de tudo que existe dentro da ôca universal… ao qual os insinos são coisas que esta geração nunca vio falar”…

 

Inspiradas pela ousadia e a criatividade da obra de Paulo Marques de Oliveira e pela coleção de Ronaldo Fraga, resolvemos apresentar nossos looks preferidos do desfile sobrepostos às páginas do livro, com os desenhos que inspiraram as estampas, as texturas e os bordados da coleção…

 

Viajem, pois, todos vocês, queridos leitores de nosso cotidiano, na obra de Paulo e na obra de Fraga e, garantimos, não ficarão arrepindidos...

 

PS: Ah, esse danadinho do Ronaldo Fraga que descolou um “Bispó do Rosário” todinho só pra ele!…

 

 

8

 

 

Please reload

Featured Posts

NO MEIO DA RUA (João Gabriel Furbino)

February 20, 2015

1/1
Please reload

Recent Posts

July 5, 2019

June 10, 2019

May 28, 2019

March 5, 2018

July 1, 2016

May 16, 2016

Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic