FOLLOW US:

BENVINDA EDITORA

 

Rua Alvarenga Peixoto, 295 Sala 13- Lourdes

  Belo Horizonte (MG) CEP 30180-120

(31) 99311.2766

contato@benvindaeditora.com

  • s-facebook
  • Twitter Metallic

© 2013 by BUSINESS WORLDWIDE SOLUTIONS. Proudly created with Wix.com
 

Ô FIM DO CEM, FIM... e Ronaldo Fraga

December 19, 2014

O ENCONTRO DE DOIS MESTRES GENUÍNOS DESTE PAÍS: RONALDO E PAULO

Publicado em 31 de outubro de 2012

 

 

Nós, deste blog, somos fãs assumidas de Ronaldo Fraga! Não à toa…

 

Ronaldo é dos poucos criadores de Moda (M maiúsculo) deste país nos dias de hoje que sabe traduzir o Brasil com sensibilidade e sem tropeçar na obviedade. Qualquer tema vira poesia em suas mãos. Um de seus grandes diferenciais é reconhecer o poder e a beleza naquilo que é singelo, naquilo que é simples e naquilo em que ninguém (ou muito poucos) se importaria em falar a respeito. São os “Josés” e “Marias” do Brasil, o Rio São Francisco, as casinhas de barro, o Sertão, os artesãos, nossos artistas anônimos…

 

Deve ser por isso que o trabalho de Ronaldo toca a gente. Ele é carregado de verdade e sentimento. Ronaldo vai além da Moda. E este deveria ser o papel primordial da Moda, porém, no meio do caminho ela se perdeu, embriagada pelas frivolidades das aparências e das formas apenas pelas formas, que também são importantes, mas são o acessório e não o fundamento. Sacaram?…

 

E o que vemos hoje em dia? Coleções facilmente descartáveis, sem sentimento, que nada somam ou enriquecem. Sim, é claro que todos precisam ganhar dinheiro. É claro que a Moda também é business. Mas ela é business multiplicado e a longo prazo se for porta-voz, tiver conteúdo, além de ser sensível e bela. Aprendam isso, crianças… e os adultos também…

 

Só assim a Moda brasileira vai além, faz-se internacional“A Moda brasileira só pode ser internacional se for legítima”, um doce para quem lembrar o nome da *dama da Moda brasileira, autora desta frase dita em 1971…

 

E sabem qual foi a inspiração para o inverno 2013 de Ronaldo Fraga, desfilado ontem, na São Paulo Fashion Week?…

 

Mestre Paulo Marques de Oliveira, um artista de 85 anos, do paupérrimo Vale do Jequitinhonha. Não frequentou a escola, autodidata, aprendeu a ler e escrever sozinho e, ao longo de sua vida, alimentou um caderninho com desenhos e histórias instigantes dos mais diversos assuntos, sobre o que viu, ouviu e aprendeu. Uma espécie de cahyer de voyages da grande viagem que é a própria vida vivida. Temas como astronomia, culinária, matemática e o que mais você quiser saber. Tudo isso foi reunido e publicado em um livro intitulado “Ô fim do cem, fim”…

 

Paulo afirma: “Quem ler este livro; não ficam arrepindido… porque é um livro que intende de tudo que existe dentro da ôca universal… ao qual os insinos são coisas que esta geração nunca vio falar”…

 

Inspiradas pela ousadia e a criatividade da obra de Paulo Marques de Oliveira e pela coleção de Ronaldo Fraga, resolvemos apresentar nossos looks preferidos do desfile sobrepostos às páginas do livro, com os desenhos que inspiraram as estampas, as texturas e os bordados da coleção…

 

Viajem, pois, todos vocês, queridos leitores de nosso cotidiano, na obra de Paulo e na obra de Fraga e, garantimos, não ficarão arrepindidos...

 

PS: Ah, esse danadinho do Ronaldo Fraga que descolou um “Bispó do Rosário” todinho só pra ele!…

 

 

8

 

 

Please reload

Featured Posts

NO MEIO DA RUA (João Gabriel Furbino)

February 20, 2015

1/1
Please reload

Recent Posts

June 8, 2020

July 5, 2019

June 10, 2019

May 28, 2019

March 5, 2018

Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic